Íntegros: espírito,alma e corpo por Janiklessya Oliveira

0

Olá, olha eu aqui de novo!

Quero abrir o  meu texto de hoje trazendo a seguinte passagem encontrada em 1 Tessalonicenses 5:23, escrita pelo querido apóstolo Paulo:

“Que o próprio Deus da paz vos santifique integralmente. Que todo o vosso espírito, alma e corpo sejam mantidos irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. .” (Destaques meus).

Note que o apóstolo fala sobre três dimensões do ser humano: espírito, alma e corpo. Gênesis 2:7 traz a nós o relato da formação do ser humano, em que Deus sopra sua essência e o homem passa a ter vida. O corpo, Deus forma do pó, mas espírito e alma -> vida, vem das profundezas do próprio Deus. João 4: 24  nos esclarece que Deus é espírito. Logo, ao soprar o fôlego de vida no homem, Deus estava soprando espírito que é quem somos, assim como Deus, imagem e semelhança. Se Deus é espírito, nós somos também seres espirituais que habitam num corpo e que possuem uma alma.

Dadas as ênfases, voltemos às palavras do apóstolo Paulo ,“que o próprio Deus vos santifique INTEGRALMENTE”. Gosto disso! Somos seres integrais, não vivemos sem corpo, nem sem alma, uma área está intimamente ligada a outra. E como frisa o apóstolo, devemos cuidar dessas três áreas que nos compõe. Ele poderia ter dito apenas: “que o vosso espírito, alma e corpo sejam mantidos irrepreensíveis…” mas não, para dar ainda mais ênfase à integralidade, ele diz: “que TODO o vosso espírito, alma e corpo sejam mantidos irrepreensíveis”. Que missão!

Noto certa negligência no cuidado com a alma por parte de alguns cristãos, às vezes por falta de conhecimento, noutras, por conhecimento ou ideia deturpada. Amo o texto também escrito pelo apóstolo Paulo, em que ele esclarece que a vida cristã deve ser pautada pela cultura de Deus, não pela cultura humana. Os padrões e princípios que o Cristão deve seguir vêm de Deus, e mesmo inserido no mundo, este não deve tomar a forma dele. Assim se faz necessário, por parte dos que nasceram de novo em Cristo, uma diária, contínua e diligente transformação de nós mesmos pela renovação da mente. Como? Pela leitura e meditação da Palavra de Deus, manual de princípios, condutas, pensamentos, intenções e vida de Deus. Isso que descreve Romanos 12:2.

“E não vos amoldeis ao sistema deste mundo, mas sede transformados pela renovação das vossas mentes, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2KJA) .

Quando lemos, meditamos, estudamos às escrituras, nos transformamos porque ela é vida para nosso espírito, alma e corpo. Nosso espírito tem sede pelas coisas espirituais, pois somos um espírito, e é em espírito e em Verdade que adoramos a Deus. Nosso corpo, acaba por ser também revigorado pelas Palavras de Deus, e nosso corpo ainda não é glorificado. Ou seja, não temos um corpo como Jesus tem, só o teremos na sua 2ª vinda. Isso nos faz também aplicar diligência no cuidado com o corpo. Pois espírito não subsiste sem corpo. Nossa alma, também precisa de cuidado. Na verdade, bem dobrado. Pois é por meio da alma, que o cristão pode ser enganado, pode ser tentado pelo diabo, assim como fora Adão, Eva e o próprio Jesus. Adão e Eva cederam à tentação, caíram no engano do diabo. Mas Jesus não! A Palavra diz que Jesus estava no deserto em jejum, em contínua comunhão com o Espírito Santo, e em tudo foi tentado, mas nunca pecou. (Leia Mateus 4, e Hebreus 4:15) A Palavra declara que Jesus só falava o que ouvia do Pai e que Ele veio fazer a vontade do Pai(João 12:49/ João 6:38/ João 4:34). Isso quer dizer que Jesus meditava, absorvia, procurava viver conforme o que Deus dizia, conforme os princípios, valores, padrões divinos e não conforme ao que ele pensava, sentia, imaginava, tinha vontade, ou escutava das outras pessoas… ele não vivia baseado na alma- parte de nós onde reside pensamentos, juízo, intelecto, entendimento, emoções, sentimentos, vontades…

Viver baseado em é diferente de viver sem. Não devemos nos basear, nos mover pelo que sentimos, pensamos, imaginamos, temos vontade, pois o estilo de vida do justo é pela fé(Hb10:38).

Não vivemos sem sentir, pensar, imaginar, elaborar juízos, nos emocionar, raciocinar, graças a Deus! São capacidades vindas DELE mesmo. Isso é bom! O que não é saudável é fundamentar a sua vida pelo que sente, pensa, julga, quer, imagina, principalmente quando estão contrários à Verdade da Palavra. É ai que entra o gerenciamento da mente, da alma, e nisso você deve cuidar para não cair nos enganos do diabo, e perder de desfrutar da boa, perfeita e agradável vontade de Deus.

Acho que fico por aqui hoje,  e nos próximos textos continuaremos falando sobre o cuidado da alma. Continua acompanhando a coluna, e se você foi acrescentado com o texto, curte, compartilha e deixa seu comentário aqui se você  quer mais textos sobre esse assunto. Shalom!

Responder

Escreva seu Comentário
Seu nome Aqui