COMO E POR QUE TER DISCIPLINAS ESPIRITUAIS?

1

Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre. Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar. Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado.” 1Co 9:25, 27


Profissionais de todas as áreas, cantores, bailarinos, músicas, médicos, donas de casa, pastores… todos temos disciplina na vida, seja com horário ou com métodos, disciplina faz parte da organização e é fundamental para bons resultados, correto?
Mais do que qualquer outra área, nossa espiritualidade requer disciplina em sua definição: ORDEM, ORGANIZAÇÃO, CONDUTA, CONSTÂNCIA.

Posso assegurar que a culpa da inconstância na fé de muitos cristãos se deve a falta de disciplina espiritual, e muito se ouve falar que essa conduta disciplinada é religiosidade, mas não é, basta ler o primeiro versículo do texto ou ler os evangelhos, Jesus além de sempre ser constante em sua vida com o Pai, sempre incentivou que os discípulos fizessem o mesmo.

Eu estou num período onde tento definir qual a melhor maneira de me disciplinar espiritualmente, cada pessoa tem uma rotina diferente, e deve se atentar à ela na hora de definir sua rotina devocional. Vou dar aqui dicas de como estou me organizando, quais são as disciplinas espirituais que faço, quais são obrigatórias segundo à Palavra, e como se aplicam.

TEMPO DE QUALIDADE
Cada um de nós deve separar o melhor horário do dia para que estejamos a sós com o Senhor, de forma que seja um tempo precioso e prazeroso. Independe das outras disciplinas, por mais que elas possam ser aplicadas dentro desse tempo também, separa uma hora por dia, a cada 2, 3 dias, por semana… mas tenha na sua agenda aquele momento em que você será só do Senhor, seja para orar, cantar, adorar, meditar na Palavra, buscar ouvir Sua voz, e que não seja o tempo que te sobre, exemplo, no dia que chega extremamente cansado do trabalho, que disposição terá para mais uma hora com Deus? Tempo de qualidade requer dedicação e concentração, então tente colocá-lo dentro dos seus períodos descansados, pela manhã, após o almoço, antes de trabalhar, antes da família acordar…
É onde você vai falar e ouvir Deus, ser curado, transformado, gerar intimidade e conhecer Seu coração.
Pelo menos 2,4 vezes na semana eu separo uma tarde pra Deus, no começo pode parecer difícil, ficar tanto tempo a sós, mas depois de um tempo, seu espírito e seu corpo vão se acostumando, e você vai passar a ter expectativa e saudade desses momentos.
Salmos 63 | Jeremias 33:3 | Salmos 42 | Tiago 4:8 | Mateus 6:6

ORAÇÃO
“Orai sem cessar.” 
1 Tessalonicenses 5:17
Talvez a mais óbvia e ignorada de todas, oração é o meio direto de comunicação entre nós e Deus! Não dá para ser cristão e ter uma vida sem oração.
Nos dias que consigo ter tempo de qualidade, eu oro durante esse período, “ah mas eu falo com Deus o tempo inteiro durante o dia”, sim, eu também, mas mesmo assim é necessário parar para falar com Deus, mesmo nos dias onde não for possível tirar um período inteiro para oração, pelo menos 15 minutos de qualidade na hora do almoço ou ao acordar sabem na rotina de todos. AH, os últimos 5 minutos antes de cair no sono quando nem estamos 100% conscientes não vale hein? Se for tirar um período de oração a noite, certifique-se de que o Pai terá toda sua atenção por esses minutos.
Também não fique só pedindo coisas durante esse tempo, petição é importante mas por favor, exercite sua gratidão, fale o quanto você O ama, conte como foi seu dia, ore pelos outros, não faça do seu tempo de oração, um momento interesseiro e egoísta, e se for pedir, peça coisas espirituais. 
 // ORAÇÃO NA MADRUGADA: importante mas não é uma disciplina. Particularmente, não consigo acordar já ligada no 220w, por isso meus devocionais são à tarde, então imagine de madrugada! Não tenho qualidade, eu acordo, “oro”, e nem me lembro do que conversei com Deus, é diferente quando eu já estou acordada na madrugada e fico para orar. Meu tempo de qualidade não é na madrugada, e minhas orações no período geralmente estão ligadas à algum propósito. Repito, vai da rotina de cada um.
// ORAÇÃO EM LÍNGUAS: Como o Ap. Paulo nos direciona, a oração em línguas é principalmente para a própria edificação, então caso você tenha esse dom, USE-O! Não o deixe separado só para os fins de semana nos cultos, ou quando ~sentir um arrepio~. Separe um tempo dentro do seu período de oração, para oração em línguas, isso fortalecerá seu espírito, especialmente nos dias em que estamos tão pra baixo que mal conseguimos falar com Deus, ter oração em línguas como um dom ativo e dentro das suas disciplinas espirituais, levará seus momentos com Deus à um outro nível. 
Mateus 6:7-8 | Mateus 6:9-13 | Mateus 7:7-8 | Romanos 8:2 |  Efésios 6:18

LEITURA DA PALAVRA
Assim como a oração, é um dos nossos alicerces. Discipline sua leitura da Palavra, procure planos de leitura, assuntos que te interessem, use a tecnologia e o tempo ao seu favor. Dirige? Coloque a Bíblia em áudio pra tocar. Transporte público? Tire proveito do tempo que passa no trânsito para ler a Bíblia e guarde o tempo em sua casa para as outras disciplinas. Leia ao menos um versículo ou capítulo por dia, “ah mas é muito pouco, não faz diferença!”, não pense assim, todo passo dado em direção à Deus é melhor do que ficar parado, seja fiel no pouco, é melhor se comprometeu a ler um capítulo por dia e cumprir, do que baixar um plano pra ler a Bíblia toda em três meses e fracassar!
2 Timóteo 3:15-17 | Atos dos Apóstolos 17:11 | João 5:39 |  Oséias 4:6 | Salmos 119:9-16

JEJUM
Muito antes de Jesus, ainda no antigo testamento vemos reis estabelecendo jejuns para obterem vitória, ou ouvir a direção de Deus sobre algo, mas não trate jejum como moeda de troca ou faça só quando estiver precisando de algo ou de alguma resposta. O jejum serve primeiramente e principalmente para a nossa santificação, para matar nossa carne, isso consequentemente trará mais sensibilidade à voz de Deus, com aquilo que precisamos! Separe um dia na semana, de acordo com sua realidade, e tire um período sem comida, se não tem prática, assim como a leitura bíblia, é melhor ser fiel no pouco, tirando uma refeição antes de jejuns mais pesados como os de 24 horas.
Jejum é só de comida? Sim. Tanto quando nos abstemos por um período do dia, ou em períodos mais longos, como Daniel, que se tire determinados alimentos importantes por mais dias. O que foge disso se enquadra melhor em propósitos, ficar sem internet, abrir mão da televisão, etc. 
Se você tem algum problema de saúde, consulte seu médico antes de fazer um jejum. Se for perigoso para a saúde, não faça. Deus não quer que você estrague sua saúde. Também existe o jejum parcial, comendo apenas o essencial.
Joel 1:14 | Daniel 9:3 | Isaías 58:3-6 | Mateus 6:16-18

MEDITAÇÃO
“Meditarei certamente em toda a tua atividade e vou ocupar-me com as tuas ações.” — Salmo 77:12.
Calma! Antes de Buda ou sei lá quem, a Bíblia já nos ensinava sobre meditação e sua importância.
Diferente da meditação que o sistema mundano ensina, onde esvaziamos nossa mente, a Biblia ensina o oposto, meditar-se é encher-se de Deus, da Sua Palavra. Inclui recentemente a meditação dentro das minhas disciplinas espirituais por ter dificuldade em me concentrar no Senhor, então quando entro pro quarto para ter meu tempo de qualidade, separo uns minutos para me desligar de tudo que é externo, e me ligar à Deus, é como ir fechando abas no computador até que só tenha uma, no caso, nossa mente é o computador. Sou ansiosa e ando irritadiça e preocupada e tento não levar essa angústia pros meus momentos com Deus, Salmo 131.2 diz: ” …fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo”.  A meditação eficaz acontece, geralmente, no silêncio (se você tem acesso à natureza, melhor ainda!), os resultados são preciosos e o tempo de qualidade recebe ainda MAIS qualidade.
Salmos 131 | Salmos 1:2 |  Salmos 143:5 | Salmos 63:6 | Provérbios 15:28. | Filipenses 4:8, 9

LOUVOR E ADORAÇÃO
Não cabe só nos cultos de domingo né? Durante seu período devocional, tire uns minutos para louvor e adoração, cante sozinha ou com uma música ao fundo (links no fim do post), mas não escolha qualquer música! Escolha aquelas que engrandecem o nome do Senhor, seu poder, honra, e glória, isso é LOUVOR, cantar sobre quem Deus é, seus aspectos e características! ADORAÇÃO é intimidade, sobre quem Ele é pra você, quanto você O ama, o quer perto. Deixe as músicas sobre como Ele te ama pra depois, cante sobre como VOCÊ O AMA!
Eu tenho 3 playlists salvas no Spotify/Deezer pros meus momentos devocionais, uma só de instrumentais (lindos! não são playbacks kkk) para ler a bíblia, meditar ou orar mesmo, uma de louvor e adoração português, outra em inglês, e uma mista criada especificamente para devocionais, com músicas que ajudam nossas orações e períodos de louvor/adoração.
clique nos links.
SPOTIFY:  DEVOCIONAL  INSTRUMENTAIS |  LOUVOR E ADORAÇÃO  | WORSHIP
DEEZER:   DEVOCIONAL  |  INSTRUMENTAIS | LOUVOR E ADORAÇÃO | WORSHIP

Bom, essas são minhas dicas e como tenho disciplinado minha vida espiritual. Com o tempo, todos essas hábitos se tornam prazerosos e cada dia menos difíceis de serem cumpridos. Me conte os resultados quando colocar suas disciplinas em prática!


Bjs, Ray.
siga-me no instagram: @rayanefrance
rayanefranc@gmail.com

1 Comentário

Deixe uma resposta