MULHER VIRTUOSA

0

Quando Deus nos criou ele arquitetou a nossa existência, ou seja, VOCÊ MULHER, não é fruto do acaso. Deus desejou que você viesse a existir. Por isso, é importante que você compreenda que antes de ter sido gerada no ventre de sua mãe, você foi gerada na vontade de Deus. Portanto, você foi desejada, escolhida e amada pelo nosso Deus. E assim, quando nós compreendemos que somos amadas por Deus e apropriamos desse reconhecimento nós nos tornamos mulheres autoconfiantes, motivadas e realizadas. Nós passamos a ter uma autoestima fortalecida, porque conscientizamos que somos amadas, valorizadas e importantes para DEUS.

Assim, primeiramente vale nós conscientizarmos o que significa ser uma mulher VIRTUOSA. É aquela mulher a qual se valoriza, que possui clareza de seus dons, talentos , aptidões. É aquela mulher que utiliza todas as  suas habilidades para ser uma mulher em alta performance , ou seja, uma mulher com alta desempenho em sua vida pessoal, profissional e ministerial. Enfim, é a mulher quem tem a total consciência que é amada por DEUS.       

Primeiramente, faz necessário diferenciar Autoconfiança de Autossuficiência.

Pessoas autoconfiantes – são pessoas que se conhecem, conhecem suas habilidades e suas aptidões. São pessoas seguras que se respeita bem como respeita outras pessoas. Enfrenta desafios bem como suporta críticas com mais naturalidade. Não são pessoas arrogantes, são pessoas que possuem equilíbrio emocional, ou seja, que desenvolvem a sua inteligência emocional.

Pessoas autossuficiente – são pessoas egoístas, que se acham superiores a outras pessoas. São pessoas que criticam para se sentirem superiores. São pessoas que não reconhecem a importância de relacionar com outra pessoa, são pessoas que se sentem acima de todos, as quais  não desenvolveram a empatia.

Todos nós seres humanos temos inseguranças.  Acontece que existe pessoas que são mais inseguras que outras….e em muitos casos quando a pessoa possui um nível alto de insegurança ela passa a ter uma baixa autoestima, são pessoas que sofrem emocionalmente, e esse sofrimento afeta seus relacionamentos pessoais, profissionais, sociais e ministeriais.

Assim surge a seguinte indagação, qual a maneira de tornar uma Mulher Autoconfiante, uma Mulher Virtuosa? Qual é o modelo à seguir? O padrão mulheres é um só: BÍBLIA SAGRADA,  o manual de instrução é a Palavra de Deus. A Resposta é Provérbios 31.

Por isso nós temos que compreender que nós mulheres cristãs, temos que conscientizar que o nosso COMPORTAMENTO ele deve estar alinhado com a vontade de DEUS. Pois nós temos que compreender que a ORAÇÃO (ELA É A JUNÇÃO DE ORAR + AÇÃO) , ou seja, nós buscamos direção de Deus aos domingos (culto), mas na segunda nós temos que ter decisões, atitudes e comportamentos alinhados a vontade de Deus.  Isso é ser uma verdadeira adoradora.. Você é referencia de Deus não por aquilo que você simplesmente fala, mas como você se comporta. Por isso hj, Deus trouxe muito forte ao meu coração. Essa palavra…Tiago 1:22 “ Não sejais apenas ouvintes mas sim PRATICANTES ..Assim quando nós alinhamos a instrução de Deus, ou seja, A Bíblia com o nosso comportamento, nós tornamos uma mulher Cristã excelente, com um alto desempenho…MULHERES VIRTUOSAS..

Assim, quando conscientizamos nós temos que fazer nossa parte..nós temos que colaborar com Deus…e fazer nossa parte significa compreender que Deus é aquele que faz o sobrenatural….mas o natural somo nós que fazemos…ele é aquele que faz o impossível, mas o possível somos nós que fazemos..e fazer o natural, fazer o possível significa desenvolver comportamentos , atitudes de verdadeiras mulheres virtuosa..

Logo, irei citar algumas características:

  • TEMOR A DEUS:temer a Deus significa estar sensível a voz da sabedoria. É MANTER uma comunhão estrita com o próprio Deus, é ser sensível a sua voz e ser direcionada pelo seu Espírito. Não é a toa que a Bíblia diz: “… a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada.” (Pv 31;30)..Aceitar Jesus como seu único salvador,
    A mulher que reconhece e permite a soberania de Deus. É quando nós reconhecemos que a vontade de Deus é a melhor opção, mesmo quando a vontade dele não é a nossa vontade, mas por obediência nele, nós confiamos que os planos de Deus é perfeito, por isso nós servimos um Deus que nunca errou na história de Maria, Ana, Ester, Débora e também não errará na nossa história. 
  • SABE QUE TEM VALOR– Mulher virtuosa, quem achará? O seu valor muito excede o de rubins. (Pv 31:10) A mulher valorosa possui consciência do seu valor, ou seja, ela é segura do seu do seu apreço. Ela possui consciência do seu valor, ela possui entendimento da sua relevância em todos os seus papéis, como mãe, filha, profissional, serva de Deus. Assim, primeiramente vale nós conscientizarmos o que significa ser uma mulher autoconfiante….É aquela mulher a qual se valoriza, que possui clareza de seus dons, talentos , aptidões….É a aquela mulher que é amada por Deus e por isso é valorosa….É a mulher que sabe que o seu valor foi dado mensurado por Cristo..pois o ser valor foi definido na   Cruz e não o que as pessoas  ou situações falam de você .Você é única, sua digital não repeti, vc foi desenhada por Deus. 
  • ELA É CONFIÁVEL– Seu marido tem plena confiança nela (v.11a) – Um dos traços mais belos no caráter de uma pessoa é a confiança. Pessoas confiáveis são pessoas constantes, são pessoas que por mais que a circunstâncias oscilam, por mais que passem os anos.. ela é uma pessoa  que você pode contar, confiar, desabafar…É aquele que é ombro amigo que nas piores ou melhores horas de sua vida….você pode contar..Ex: Fidelidade com amigos, pastores, maridos, filhos, com pais… A mulher virtuosa é confiável pois ela espelha no caráter de Cristo. 
  • ELA É TRABALHADORA – O texto fala muito sobre trabalho. Não foi a revolução feminina da década de 70 que deu o direito de a mulher trabalhar dentro e fora de casa, a mulher de provérbios 31 já trabalhava, e muito! Deus concedeu essa liberdade! Ela gosta de trabalhar, Prov 31:24 Faz panos de linho fino e vende-os, e dá cintas aos mercadores. Ela garante a provisão de sua casa. A mulher virtuosa não deixa faltar nada pro seu marido, “o coração do seu marido confia nela, e não haverá falta de ganho” (Provérbios 31:11). Tudo que faz, faz com excelência. Trabalhar aqui abrange todos os pilares de sua vida (Pessoal- casa, Profissional-profissão, Igreja-ministério. 
  • CUIDA DA SUA SAÚDE- Cinge os lombos de força e fortalece os braços. (Prov 31:17) Alinhamento CORPO- ALMA-ESPÍRITO. Para que possamos ser uma mulher em alto desempenho como mãe, esposa, filha, serva de Deus, amiga enfim todas as áreas de nossa vida….Nós temos que CUIDAR DA NOSSA SAÚDE – Física: Descanso, dormir bem de 7 à 8 ;  Descanso físico, mental e espiritual… Comer bem….frutas, verduras..e praticar exercícios físicos…Quando você pratica atividades físicas..diversos benefícios: expectativa de vida, aumento de produtividade, aumenta a concentração (Corpo) Templo do Espírito Santo de Deus.SAÚDE MENTAL– Gerenciar as emoções…Ouça mais do que fale..Não toma decisões embasada em suas emoções…Emoções são passageiras..Decisões são Definitivas.SAÚDE ESPIRITUAL- Alimenta da palavra de Deus..Jejum e oração.
  • ELA É BOA ADMINISTRADORA- A mulher virtuosa, além de ser trabalhadeira, tem um grande potencial para administrar e negociar. “Ainda de noite se levanta; dá mantimento à sua casa e tarefa às suas servas. (Prov 31:1E) Administrar o tempo- Escreva a sua rotina…Liste suas atividades, marca um prazo para realizar cada uma delas..Avalie-se suas atividades Importantes , Urgentes e Circunstanciais..Cuidado com uso exagerado de Internet, Whatsapp,Face e Ig. Administrar o dinheiro – Não gasta mais do que vc ganhe..economize..Veja o que é prioridade..Administre suas emoções..Não deixa que as emoções fale mais alto..Conta até 10.Emoções são passageiras mas as decisões são para sempre.
  • ELA É GENEROSA– Abre a mão ao aflito, e ao necessitado estende as mãos. (Pv 31:20) A mulher virtuosa ela pensa no seu próximo…Ela mulher empática, ela coloca-se no lugar do outro, Ela sofre com o sofrimento do próximo, ela alegra com a alegria….Ela colabora para um bem maior….É uma pessoa que sabe SERVIR..Ou seja, é uma boa serva de Deus..pois aprendeu com o mestre..eu vim para servir e não ser servido..Ser generosa é servir.
  • ELA CUIDA DA APARÊNCIA FÍSICA; não é desleixada consigo mesma. “(…) Faz para si tapeçaria, de linho fino e de púrpura é a sua veste” (v. 22b); A mulher virtuosa ela gosta do que vê no espelho….Ela é cuida da sua higiene pessoal ( Unhas, cabelos, rosto, roupa)….Aqui é bom conscientizar que cuidar da aparência é valorizar quem somos ..é..Pq quando nós servimos a Deus já temos uma luz..a nossa parte é deixar essa luz mais realçada. A sua aparência fala de você..Suas roupas glorificam ou não a Deus. 
  • A mulher virtuosa é sábia. Abre a boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua. (Prov 31:26) É sábia no falar, no ouvir e até mesmo quando fica em silêncio [quando a situação assim exige]. “Abre a boca com sabedoria; a instrução fiel está na sua língua”. E ter sabedoria é saber o que fala, quando fala e a hora que fala.. Pq depois que as palavras saem da sua boca..o Mundo Espiritual começa a trabalhar para que elas se cumpram..A língua edifica mas a língua mata…Eu creio que todas nós aqui queremos ser usada por Deus..mas será que nós estamos avaliando o que está saindo da nossa boca….Palavras de Maldição ou de Benção…O que você tem declarado sobre sua vida, sua família, sua vida financeira, seu ministério.
  • A mulher virtuosa é habilidosa e competente. Prov 31:13 – Busca lã e linho e trabalha de boa vontade com as suas mãos. Todo ser humano, toda pessoa, você mulher possui dons, habilidades, aptidões para fazer algo. Todas nós fomos contemplada por Deus com dons, aptidões…Deus nos criou com uma missão….Acontece que para que essa missão ser executada….Deus nos concedeu Ferramentas “Dons”….Ex: Deus me chamou para pregar o Evangelho….E como ferramenta ele me deu o dom de ensinar, falar, decorar, estudar, criar…todas nós temos….E assim quando nós conscientizamos disso dos nossos dons nós conscientizamos evitamos que rodeia o ser humano….Geralmente aquilo que somos muito boa para fazermos….são as evidências…do nosso dom.., aponta para a nossa missão…Se eu tenho uma facilidade em falar, em fazer roteiro….logo, eu prego… e quando fazemos isso não existe inveja...Tudo que faz , faz com excelência.
  • ALEGRE- Prov 31:18 Prova e vê que é boa sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite. Mulher Alegre, Entusiasmada, Motivadora..Afinal… Ninguém suporta pessoa antipática, chata, que fala mal dos outros , mal educada e que reclama….Ninguém…..Então a mulher virtuosa é aquela a qual as pessoas tem prazer de ficar ao seu lado… pois  a sua presença é desejada…A mulher virtuosa é uma fonte de ânimo onde ela está. Todos querem ficar próxima À ela..Pois a presença de Deus irradia a mesma.. Pois o seu comportamento é admirada, seu sorriso faz diferença. 
  •   FORTE – Prov 31:25 A força e a glória são as suas vestes, e ri-se do dia futuro. A mulher virtuosa encontra força em Deus, ela sabe que tudo ela pode pois Deus à fortalece. Ela sabe que não precisa ter medo do futuro, porque Deus está cuidando dela. Ela é persistente, ousada e corajosa….É aquela mulher que não foca na circunstâncias, nos problemas, mas sim foca em Jesus Cristo.. Davi não focou em Golias, Moisés não no mar vermelho , Josué não focou nas mulheres ..e sim no Deus vivo..Eu assim eu quero de dizer que também não importa o tamanho do gigante..o tamanho do problemas nós temos que focar…NO SENHOR DO EXÉRCITOS..naquele que é ALFA E OMEGA.. AQUELE QUE É O COMEÇO E O FIM…AQUELE QUE É NOSSA cia quando nos sentimos só… aquele que é nossa fortaleza quando nos sentimos fracas..aquele que é o nosso refúgio quando perdemos a esperamos…PQ ELE QUER MULHER QUE VC conscientize que além de ser seu pai, ele é seu amigo.. Além de ser seu amigo ele é seu DEUS..

E por isso que por mais que as coisas esteja fora do seu controle , nada está fora do controle DELE. CREIA, CONFIE E ESPERE.

 

Deixe uma resposta