Por que você reage às circunstâncias?

Se você resolveu ler esse texto, provavelmente seja um dos que reagem. Alguém que percebe a situação em que está e a partir disso toma atitudes. Aparentemente não há nada de errado com isso, mas isso não é verdade. Se você reparar nas histórias da bíblia verá a mão de Deus operar na vida dos que agiam e construíam com sabedoria e não na vida dos que simplesmente reagiam diante das circunstâncias em que estavam.

Repare comigo, Pedro enxerga uma ameaça e logo corta a orelha do soldado (Jo 18.10). Jesus não estava a favor disso. Jeremias se viu cercado de grandes aflições e então desabsafou e falou a Deus sobre toda a tristeza que sentia em ter nascido e não ter dado alegria à sua mãe devido a missão que carregava (Jr 15. 15-19). Deus não foi a favor disso. Sara se viu velha demais para gerar e resolveu dar um filho a seu marido Abraão através de sua concubina. O Senhor não foi a favor disso em momento algum (Gn 16). E poderíamos ir a outras várias passagens bíblicas que nos levariam a mesma conclusão: simplesmente reagir quando tudo aparenta ir mal não é algo que Deus aprove.

Eu sei que quando estamos envolvidos em determinada situação, fazemos coisas que nos parecem ser as mais corretas, as mais louváveis possíveis, mas não podemos nos esquecer de olhar para a vida com o olhar que Deus tem e não com o nosso olhar humano.

Quando Jesus reprova a atitude de Pedro, o faz porque Pedro queria interromper Sua missão na Terra. Porém quando Jesus chama Judas de amigo, o faz porque sabia que morrer era sua principal função aqui. Quando Deus diz a Jeremias para mudar suas palavras e declarar coisas de valor, faz isso porque sabia que não se constrói uma fortaleza com pensamentos negativos. A missão de Jeremias estava sendo cumprida, Deus o estava transformando numa fortaleza e ele teria que aprender a viver os processos até seu destino. Quando o Senhor diz que Ismael não era o filho da promessa, o faz porque entendia que havia poder suficiente em Sua palavra para fazer uma mulher estéril e de 90 anos dar a luz sim! Ele queria que Sara agisse em fé diante de sua promessa e não que ela reagisse com desespero diante da demora do cumprimento da mesma.

O pastor Gustavo Paiva fala muito disso. Fomos chamados para construir e não para reagir! Chamados para cumprir nossos destinos e vivermos com esse pensamento. A questão não era ser livre da cadeia, mas sim salvar o guarda que prendia Paulo e Silas ali. A questão não é apenas saber o que Deus pode fazer, mas saber quem você é e o que Deus quer ser através de você!

Você sabe quem é? Sabe o motivo de estar vivo até hoje? Viva em prol disso! Não se desespere diante do problema, não crie mais dificuldades tentando dar uma mãozinha pra Deus porque Ele não precisa disso. Não interrompa a missão de alguém baseado apenas no que vê, não entre em pânico quando as coisas parecerem difíceis demais.

Lembra da mulher que viu o filho morto em seus braços mas disse que tudo estava bem? (2 Rs 4.8-37) Esse é um bom exemplo de alguém que sabe agir e construir. Ela não se desperou, muito menos reagiu aos gritos diante do cadáver do filho. Com sabedoria ela saiu, confiou, trouxe à existência o que não havia com suas palavras e foi atrás de quem poderia de fato ajudá-la. Percebe a diferença?

Ver a situação, agir, confiar, profetizar, construir, cumprir a missão, viver o destino. Essa é a vida de Deus para você e para mim. Que tal começar a vivê-la hoje? Ouse buscar direção de Deus e agir de acordo com a voz Dele. Isso é vida abundante!

  • Apaixonada por cartas escritas à mão e pela beleza da simplicidade. Alguém que descobriu seu maior amor e vive por Ele, pensando Nele em tudo o que faz. Uma menina de 23 anos, decidida a sonhar grande, amar muito e escrever sobre Seu amor para a maior quantidade de pessoas possível enquanto viver.

  • Show Comments (0)

Deixe uma resposta

You May Also Like

PARA VOCÊ!

Visando nosso compromisso enquanto cristãos, achei viável trazer esse texto participando da campanha do ...

Aquela velha mania de preocupação e ansiedade

Preocupação sempre foi um sério problema para mim, tive muitas crises de ansiedade na ...

Metas para 2018

Por que as metas não saem do papel? Por que tudo dá errado? Como ...